quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Texto que escrevi em 31/12/2020 paravo Blog da APOESC

Ano Novo, roupa nova?

Maria Marcela Freire

Há, ainda neste 31 de dezembro de 2020, um frenesi nas lojas de todo o Brasil. Pessoas com incumbências pessoais ou ditames sociais à procura de algo especial para ornamentar simbolicamente seu corpo, ordinário corpo, na virada de ano, logo mais à meia-noite.

A exemplo da véspera do natal, elas saem de suas casas com o  compromisso de se satisfazerem ou satisfazerem a alguém comprando algo que, tradicionalmente, se veem “obrigadas”a fazerem, talvez para se sentirem bem consigo mesmas. 

No natal, algumas mesas fartas. Sobremesa, rabanada; no Ano Novo, talvez, nas mesmas mesas fartas, faltará alguém ou alguma coisa que este ano não possibilitou ter ou acontecer. Desta forma, restando apenas a uma roupa nova, estrategicamente pensada numa cor específica, fomentar a esperança de desejos não sublimados que possam vir acontecer no novo ano que está prestes a iniciar.

Que a roupa nova ou não que iremos vestir nesta entrada de ano novo seja uma nova roupa para as nossas pobres almas carentes de atenção, ouvidoria e cuidado, desprovidas de uma endumentária que nos acolha e nos dê o status de humanos que, há tempos, estamos a perder.

 


Nenhum comentário: