domingo, 8 de março de 2009

Das Imperfeições



Hoje resolvi assumir todas as minhas imperfeições.
Resolvi assumir minhas cicatrizes, meus sinais,
minhas fragilidades e fatídicas ilusões;

Resolvi assumir minhas crises de rinite,
minhas cólicas menstruais.
Resolvi assumir também minhas celulites,
estrias, vasinhos e artrites
meus solitários ais.

Resolvi assumir meu tamanho G,
minha sobrancelha direita
ligeiramente indisciplinada;
meu perfil rechonchudo,
minha boca de peixe
meu pé esquelético
e ás vezes,
minha barriga inchada.

Resolvi assumir meus pneusinhos,
dobras e saliências;
meu longo e ondulado cabelo sem jeito
que incomoda tanta gente sem jeito
gente destemperada
gente ainda em construção
que faz de mim estrangeira
em meu próprio cativeiro,
morada e nação.

Resolvi assumir minha miopia
meus óculos de garrafão
Resolvi assumir tudo que a mim pertence
e que se não fosse meu
se não fossem minhas
estas lindas imperfeições
aqui não falaria um humano
em contínua evolução.

Resolvi por fim
assumir todas as minhas “imperfeições”,
todas as minhas assimetrias
minhas pálidas emoções
meu nariz arrebitado
meus outros eus em ebulição.

(Mamafrei)

12 comentários:

Oliver Pickwick disse...

Assumir as nossas imperfeições é como um tratado de paz entre dois países em conflito. Trás alívio e confiança em nós mesmos, motores capazes de nos tornar cada vez mais humanos.
Um beijo e parabéns no seu dia!

Arthur Dantas disse...

mama, precisa dizer que é perfeito? acho que não! estou com um novo blog, virei visitá-la sempre! um beijo!

Iara Maria Carvalho disse...

poema belo e maduro.
inquietante.

beijos...

Pedro Fernandes disse...

Cara poeta ainda lembra de mim?

O Pedro Fernandes aqui do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e editor do jornal literário Trabuco e do blogue Letras in verso e [re] verso e acompanhador assíduo do seu blogue está para a 4a edição do jornal antes citado organizando um caderno de poesia chamado Sarau. O caderno é uma ótima oportunidade para exposição do trabalho daqueles que querem divulgar seu material, visto tratar-se de um projeto sem fins lucrativos que tem por objetivo por em diálogo vozes de poetas de todo o Brasil. Peço que dê uma olhada no regulamento que está em http://letrasinversoreverso.blogspot.com/ e que faça a divulgação entre seus contatos. Em caso de dúvidas podem enviá-las para o endereço de e-mail que está no regulamento ou, pessoalmente, para este – pedro.letras@yahoo.com.br.

Desde já fico grato pela atenção.

Meu muito cordial abraço e aguardo a participação de vocês nessa empreitada.

Saudações poéticas,

Pedro Fernandes

Luma Carvalho disse...

menina, resolvi assumir que ADOREI este poema!!! encantou-me estes teus versos! muito! mais parece um tapa na cara, um grito no escuro, sei lá...

beijos com sabor de "apareça no próximo DIA DA POESIA (27 e 28 de março)..."

luciana
luma
lua

Iara Maria Carvalho disse...

meso as feridas mais daninhas nos entopem de um sentimento de recomeço.
recolhamos os cacos.

linda poesia...

casa da poesia disse...

...mas ela encontra-se apenas adormecida...!!!...fénix...renascida!...epara ti...

"Abvum d'ashmaia"...!?...

Soraia Camila disse...

Muito belo seu poema, mais que perfeito.
amei

um abraço

Soraia Camila disse...

Rs! Pode chamar-me como quiser Soraia ou Camila ou Sol! rs

Ah, com certeza recitarei um poema meu em espanhol...
me aguarde! kkkk

Obrigada pela visita em meu Ao Coração...

Arthur Dantas disse...

olá, mama. agraecendo seu comentário, sua visita... muito obrigado e espero ver outras obras suas aqui... espero também outras visitas... abraços

Ianê Mello disse...

Lindo poema, por sua simplicidade sem retoques e pela sabedoria contida em suas palavras. É esse o melhor e mais difícil caminho: o da auto-aceitação.Inquientante, pois extremamente verdadeiro. É como um desafio a nos olharmos no espelho, por dentro e por fora, e assumirmos também nossas próprias imperfeições. Bjs.

Ianê Mello disse...

Agradeço sua visita e suas belas palavras. Apareça sempre que quiser nos labirintos de minh'alma.
Gostei muito da forma direta e pungente de seus versos,com muita sensibilidade e lirismo.
Acompanharei bem de perto suas criações poéticas,e,para tanto, tornei-me sua seguidora.
Respondendo à sua pergunta, minha alma poética verseja no Rio de Janeiro.
Espero mais visitas e comentários,que sempre engrandecem nossso espírito.
Grande abraço e muitas belas criações poéticas em sua vida.